Customização de XSL
Os XSLs de um tema, devem ser incluídos dentro de uma pasta def filha da pasta onde está o themedefinition.xml correspondente. Dentro deste def deve ser criado o caminho de pastas de igual ao do XSL que se deseja substituir. Exemplos podem ser vistos na seção Exemplo de criação de temas.
O desenvolvimento de XSLs utilizando temas é semelhante à customização de XSL normal. Porém, quando utilizado em um tema, o desenvolvedor possui um mecanismo de importação de XSL do tema base.
Tema base
Dada uma pilha de temas aplicados, o tema base à um dado tema é sempre a pilha de temas anterior a ele (caso haja) em conjunto com a base geral (que seria o portal sem tema).
Exemplificando, suponha a seguinte pilha de temas:
- tema futebol
- tema esporte
- base geral (portal sem temas)
Nesse caso, o tema base do tema esporte é o portal sem temas. O tema base do tema futebol é o resultado do tema esporte em conjunto com o portal sem tema. Caso existisse um tema nacional acima do tema futebol o tema base dele seria o resultado do tema futebol em conjunto com o tema esporte e com o portal sem tema.
Ambas as tags import e include de um XSL podem conter um prefixo "lum_basetheme/" antes do nome do arquivo a ser importado para indicar que o arquivo a ser utilizado é do tema base e não do tema atual.
Nos imports e includes de XSL, o caminho do arquivo referenciado deve ser relativo ao arquivo atual. Ou seja, caso o arquivo sendo processado seja meu/caminho/MeuEstilo.xsl, os imports e includes serão relativos a meu/caminho.