Arquivo de Definição do DOUI
Para utilizar o DOUI na construção do serviço é necessário criar um arquivo XML de configuração chamado douidefinition.xml que deve estar localizado no mesmo diretório do servicedefinition.xml .
Este arquivo possui um conjunto de definições que são utilizadas pelo DOUI framework. Nele estão definidos os sources, controles e process action handlers que serão utilizados.
O douidefinition.xml se divide em duas partes principais: definição do serviço e das interfaces.
Exemplo do arquivo: douidefinition.xml
A ordem em que os sources são declarados no arquivo douidefinition.xml devem seguir a seguinte regra:
Se existe um source B que contém uma foreign key para o source A, este deve estar declarado antes do source B no arquivo douidefinition.xml. Isso porque, quando a instância de serviço é apagada, todos os dados relativos àquela instância também são. Esta exclusão é feita excluindo-se os dados dos sources, começando pelos últimos sources declarados no doudefinition.xml até os primeiros.
Service
Dentro do nó “service” são definidos todos os sources globais que existem para o serviço especificado, bem como os possíveis relacionamentos entre eles.
Interface
A definição de uma interface possui 4 seções: sources, hyperLinks, controls e processActions. Ela deve estar contida no nó “interfaces”.