Administração de Canais
O canal é uma unidade de organização que define um grupo de sub-canais sem limitação no número de níveis, páginas e serviços. O canal pode representar uma solução completa de portal ou sub-áreas de um portal. Por exemplo, em um site da Intranet, os canais podem representar os diferentes departamentos da empresa ou diferentes equipes de trabalho.
Conceitualmente, o canal também pode ser visto como um espaço que permite a disponibilização de serviços e informações a um grupo seleto de usuários, definidos por um controle de acesso.
A partir da administração de canais pode-se gerenciar sub-canais, páginas, serviços, templates de canal e página. Estes serão abordados a seguir.
Canal Portal
O canal Portal é criado automaticamente no momento da instalação do produto para representar o topo da hierarquia de canais e permitir a administração do portal como um todo, e acessível apenas pelo navegador.
URL do Canal
Quando uma URL aponta para um canal, ao invés de uma página, e neste canal tem muitas páginas o Lumis Portal elege uma delas como sendo default. Normalmente, é a primeira página da lista ordenada pelas propriedades posição e nome da página. Em alguns bancos de dados, a ordenação pelo nome da página pode variar. Neste caso, é aconselhado sempre usar a propriedade “posição”, sendo o menor valor o primeiro da lista. Verificar a seção propriedades da página para informações sobre o campo "Posição".