Open the menu

Property Bag

O recurso Property Bag permite adicionar propriedades para canais e páginas que podem ser herdadas através da estrutura do portal. As propriedades não são pré-definidas e podem conter quaisquer valores dependendo da necessidade da solução. Normalmente os valores customizados são lidos por serviços customizados através do uso da API disponível no pacote lumis.portal.propertybag.

As propriedades nativas disponíveis no Lumis Portal estão listadas na tabela abaixo:

Propriedade Descrição

lumis.content.table.selectmetadatacontroller.params.inline

Determina se alguns parâmetros no SQL genérico utilizado para carregar source tipo contentTable serão incluídos de forma inline ou por bind variable. Este comportamento será aplicado aos sources pertencentes à instância de serviço que possuir esta propriedade.

Esta configuração não traz diferença funcional, mas pode trazer diferença de desempenho em alguns cenários.

Se o valor for "true", os parâmetros que levam em conta esta propriedade serão incluídos de forma inline, caso contrário serão incluídos por bind variable. O valor padrão para esta propriedade é "false".

lumis.portal.url.IURLResolver

Determina a classe java responsável por resolver URLs amigáveis.

lumis.portal.url.preservePreviousParameters

Se o valor for "true", determina que a API de geração de URL deve gerar URLs que mantenham os parâmetros anteriores. Ao habilitar esse recurso é adicionado, sempre que for necessário, o parâmetro lumPSId na URL. O valor de default é "false".

lumis.portal.serviceinterfaceinstance.renderBefore.print

Se o valor for "true", determina que o HTML escrito no BeforeWriter deve ser descartado. O valor default é "false".

lumis.portal.url.extension.html

Configura a extensão do web resource como .html. A configuração é utilizada apenas no momento de criação do web resource. Os já existentes não são atualizados ao efetuar uma reconfiguração. Quando não especificado, o valor utilizado é obtido do lumisportalconfig.xml.

lumis.portal.url.extension.shtml

Configura a extensão do web resource como .shtml. A configuração é utilizada apenas no momento de criação do web resource. Os já existentes não são atualizados ao efetuar uma reconfiguração. Quando não especificadas, o valor utilizado é obtido do lumisportalconfig.xml.

lumis.portal.url.forceFirstPageLinkToChannelLink

Se o valor for "true", não será feita a criação do web resource da página (sem parâmetros), usando a URL do canal em seu lugar.

O objetivo desta configuração é evitar que seja gerada uma URL para uma página e outra URL para um canal, evitando assim a potencial duplicidade de páginas.

O valor padrão desta propriedade é "true".

lumis.portal.file.validation.height

Define o limite máximo de altura para um determinado arquivo.  Esta validação será aplicada apenas em arquivos que possuam este tipo de informação como meta-dado.

lumis.portal.file.validation.width

Define o limite máximo de largura para um determinado arquivo.  Esta validação será aplicada apenas em arquivos que possuam este tipo de informação como meta-dado.

lumis.portal.file.validation.size

Define o limite máximo de tamanho em kbytes para um determinado arquivo.  Esta validação será aplicada a todos os tipos de arquivos.

lumis.portal.file.validation.className

Define a lista de validadores a serem utilizados pelo gerenciador de arquivos (File Manager) ao incluir um arquivo. O valor desta propriedade é uma lista de nomes de Classes que implementam a interface IFileValidator. O comportamento e/ou regras de validação ficam a critério da implementação.

lumis.portal.presentation.outputDateTime

Se o valor for "true" será inserido um comentário no HTML da página com a data e hora da geração da página. Caso esta propriedade apresente mais de um valor, apenas o primeiro será considerado e os demais serão ignorados.

lumis.portal.presentation.outputMetaGenerator

Se o valor for "true" será inserido um elemento meta de generator junto com os demais elementos meta gerados no HTML da página. O valor padrão desta propriedade é "true".

lumis.portal.presentation.outputServerId

Se o valor for "true", será inserido um comentário no HTML da página a identificação do servidor que a gerou.

Caso esta propriedade apresente mais de um valor, apenas o primeiro será considerado e os demais serão ignorados.

lumis.portal.presentation.htmlevaluation.level

Define o nível de problemas de acessibilidade a ser considerado. Valores esperados para esta property bag são: INFO, WARNNIG, ERROR e SUMMARY. Maiores detalhes consultar Monitoração de Acessibilidade.

lumis.portal.presentation.X-UA-Compatible

Será usada para adicionar um cabeçalho  HTTP com o nome X-UA-Compatible  e valor igual ao definido na property bag, quando uma página do portal é acessada. Se esta property bag não estiver definida o valor padrão será IE=edge. Caso o valor seja vazio este cabeçalho não será adicionado.

lumis.service.socialnetworkservice.socialprofile.photosizelimit

Quando esta propriedade está aplicada (ou herdada) a uma instância do serviço de Perfil Social, ela indica o tamanho máximo, em bytes, do arquivo que se pode ser feito upload para utilizar como foto quando o usuário atualiza seu perfil. Se esta propriedade não estiver definida, o tamanho máximo padrão é 500KB.

lumis.portal.isAdministrationArea

Propriedade para indicar se uma determinada estrutura do portal é uma área administrativa. Na renderização padrão, haverá mudanças no estilo visual dependendo do valor dessa propriedade.

Suporta dois valores: true, para indicar que a área é administrativa e false para indicar que a área não é uma área administrativa.

Para interfaces DOUI (quaisquer interfaces que estendam a classe lumis.doui.service.DouiServiceInterface) que não sobrescrevam o método lumis.doui.service.DouiServiceInterface.renderData(IServiceInterfaceRenderResponse, DouiContext) padrão, conterá no nó de CSSs da interface, no Xpath /renderData/douiContext/interfaceCss, uma das seguintes entradas:

  • lum-administration-area: se a interface a ser renderizada encontra-se em uma área administrativa; ou

  • lum-non-administration-area: caso contrário.
O valor padrão para essa informação é extraído da interface sendo renderizada. Será considerado true, se a interface é uma interface administrativa e falsecaso contrário. Para informações sobre como definir se uma interface é administrativa ou não, consulte o elemento isAdministration do XSD de servicedefinition.

lumis.content.workflow.action.WorkflowSendMailActionHandler.enabled

Se o valor for "false", a classe lumis.content.workflow.action.WorkflowSendMailActionHandler (workflow action handler), que é utilizada no workflow padrão do portal, não irá enviar um e-mail ao responsável pelo processo do workflow.

lumis.portal.url.pathProcessing.type

Indica qual o método de processamento de URLs o portal utilizará.

Adimite os seguintes valores:

  • DOM (padrão): o HTML da página sofrerá um parse para criação da estrutura DOM em memória e essa estrutura será utilizada para encontrar os elementos de URL no portal.

  • REGULAR_EXPRESSION: o portal irá procurar as URLs da página a partir de uma série de expressões regulares. Esse tipo é mantido apenas para compatibilidade reversa.

  • NONE: o portal não processará as URLs da página.

lumis.portal.url.pathProcessing.referencetype

Indica como no HTML de uma página os urls internos do portal vão ser referenciados.

Adimite os seguintes valores:

  • DEFAULT (padrão): os url´s internos vão ser refrenciados relativo ao url atual. Por exemplo colocando um ../.. etc até chegar ao caminho comum com o url destino de depois completando para chegar ao url final. e.x. ../eventos/.

  • ROOT: os url´s internos vão ser refrenciados relativo ao rais do portal. Nesse caso os urls internos vão sempre ter um / no inicio deles. e.x. /eventos/

  • WEBSITE: : os url´s internos vão ser refrenciados com o website url completo. Nesse caso os urls internos vão sempre ter o url principal do website no inicio. e.x. http://localhost:8080/eventos/

lumis.portal.url.pathProcessing.legacyProcessing

Indica se o portal deverá processar URLs em elementos legados (conteúdo de tags script e atributos value de elementos option). Adimite os valores true ou false, para indicar que o processamento de URLs em elementos legados está habilitado ou não, respectivamente.

lumis.portal.file.contenttype.provider.className

Define uma classe a ser utilizada pelo gerenciador de arquivos para definir o content-type de um arquivo. O valor desta propriedade é o nome de uma Classe que implementa a interface IContentTypeProvider.

lumis.content.preview.enabled

Indica se a página deve aparecer na lista de páginas disponíveis na visualização do conteúdo. O valor padrão é "true".

O cenário abaixo exemplifica a funcionalidade de property bags:

Suponha a seguinte hierarquia de canais e páginas:

portalStudio245

A seguir, as propriedades adicionadas ao "Canal A":

portalStudio246

Foi adicionada a "Propriedade 1" com três valores ("Valor A", "Valor B" e "Valor C") para o "Canal A". A quebra de linha determina a adição de valores.

Observe que para excluir, basta clicar no botão ao lado do nome da propriedade. Observe também que não há nenhuma propriedade herdada para esse canal, isso porque não há propriedades adicionadas em seu canal pai.

Para a persistência desses valores, é necessário clicar em OK. Pode-se adicionar tantas quanto forem necessárias, para depois persistir de uma só vez.

A seguir, as propriedades do "Canal B":

portalStudio247

Observe que a "Propriedade 1" foi herdada do "Canal A" e que as propriedades "Propriedade 2" e "Propriedade 3" foram adicionadas para o "Canal B".

Por fim, as propriedades do "Canal C":

portalStudio248

Para este canal, não foram adicionadas outras propriedades, apenas as propriedades dos canais anteriores foram herdadas.

A herança não pode ser desligada. Ou seja, sempre as propriedades serão herdadas de um canal para outro. No entanto, o Lumis permite que propriedades sejam sobrescritas, ou seja, uma propriedade adicionada sobrescrever uma herdada. Portanto, caso não queira que um canal filho tenha uma determinada propriedade herdada, basta adicionar outra no canal, com o mesmo nome da herdada, porém com valores diferentes.

Os valores das propriedades podem conter expressões em EL. Ao serem utilizadas, as propriedades têm seus valores processados para terem as ELs incluídas resolvidas. As property bags podem utilizar recursos do escopo global.