Servidor Web
Um servidor web é um aplicativo que aceita requisições do cliente, normalmente um browser, e retorna respostas de acordo com a requisição realizada. Tipicamente, um servidor web aceita somente requisições para arquivos estáticos.
Um servidor de aplicação também é um aplicativo que aceita requisições do cliente e retorna respostas de acordo com a requisição realizada. A diferença para o servidor web, é que o servidor de aplicação tipicamente permite processamento dinâmico das requisições viabilizando a construção de aplicações.
Em uma arquitetura de três camadas, o servidor web é configurado para servir os arquivos estáticos delegando para o servidor de aplicação os processamentos dinâmicos (normalmente JSPs e servlets). É importante que nessa arquitetura, o servidor web e o servidor de aplicação sejam configurados para acessar estruturas de arquivos diferentes.
Considere portanto, WEB_ROOT_PATH como caminho dos arquivos estáticos e APPLICATION_PATH para o caminho dos arquivos dinâmicos.
Para montar essa arquitetura é necessário mover os arquivos estáticos que fazem parte da distribuição do Lumis Portal para a pasta WEB_ROOT_PATH que deverá ser configurada como raiz do servidor web. Deverá ser removido dessa pasta: os diretórios WEB-INF e META-INF; e arquivos *.jsp.
É aconselhado que os arquivos estáticos sejam removidos da pasta APPLICATION_PATH. Por exemplo, deverão ser removidos os arquivos: *.html, *.gif, *.css, *.js, *.swf, etc.
O Lumis Portal possui funcionalidades de cache de arquivos estáticos (cache HTML) e arquivos públicos. Como o servidor web estará servindo os arquivos estáticos, o Lumis Portal precisa gerar esses arquivos na pasta WEB_ROOT_PATH e não da pasta APPLICATION_PATH. Para isso é possível configurar no Gerenciador de Websites, mais especificamente no campo Diretório Estático de um website, o caminho a ser utilizado pelo Lumis Portal para escrever os arquivos estáticos. No caso de haver vários websites para o portal, o servidor web deve ser configurado de forma que as URLs correspondentes a cada website responda o diretório estático correspondente, além de também obedecer as regras de encaminhamento ao portal descritas em maiores detalhes nos itens específicos dentro deste tópico.
É possível replicar os arquivos gerados no WEB_ROOT_PATH para outras pastas através da funcionalidade de Replicação de Arquivos Públicos.
A configuração do servidor web irá variar de acordo com o tipo utilizado e com o servidor de aplicação utilizado.