Apache com Weblogic
Para configurar o Apache como servidor web e o Weblogic como servidor de aplicação é necessário ter instalado o Oracle WebLogic Server Proxy Plug-In.
Devido à funcionalidade de cache no Lumis Portal, o apache deverá ser configurado para verificar se existe localmente um arquivo estático a ser servido. Caso esse arquivo não exista, a requisição deverá ser delegada para o servidor de aplicação, mesmo se a requisição tenha sido feita para um arquivo estático, pois esse arquivo pode ser um arquivo de cache que ainda não foi gerado ou que foi expirado.
Outras configurações de tuning também são necessárias para ambientes de produção. Nesse documento não iremos abordar como realizar o tuning de comunicação entre o servidor de web e o servidor de aplicação.
Segue o passo a passo necessário para realizar a configuração:
Observação |
---|
As configurações abaixo são apenas exemplos, sendo necessário adequá-las conforme as particularidades do ambiente. Por exemplo, pode ser necessário adequar o caminho do WEB_ROOT_PATH, número das portas utilizadas, ou outros detalhes específicos do ambiente de instalação. As configurações no servidor web devem ser consistentes com as configurações dos websites do portal (ver Gerenciador de Websites). Cada URL de um website deve corresponder ao seu diretório estático correspondente, além de aplicar as regras de encaminhamento ao servidor de aplicação apresentadas. Para isso, pode por exemplo, criar um VirtualHost (ver passo 3 abaixo) para cada website no portal. |
- Copiar para
APACHE_HOME/modules
o arquivoPLUGIN_HOME/lib/mod_wl_24.so
; - Copiar para
APACHE_HOME/lib
os arquivosPLUGIN_HOME/lib/*
; - Editar o arquivo
APACHE_HOME/conf/httpd.conf
adicionando o plugin:LoadModule weblogic_module modules/mod_wl_24.so
- Configurar o virtual host, por exemplo, no arquivo
APACHE_HOME/conf/httpd.conf
Caso o contexto de sua aplicação não esteja na raiz, por exemplo, em /portal, será necessário configurar o virtual host da seguinte forma: