Configuração do Eclipse
A distribuição recomendada do Eclipse para o ambiente de desenvolvimento é a versão para Java EE, que pode ser obtida em http://www.eclipse.org/.
Recomenda-se também a utilização do plugin Mongrel (http://marketplace.eclipse.org/content/mongrel) para iniciar e parar o Apache Tomcat.
Ao se inicializar o Eclipse pela primeira vez, será solicitado o local do workspace a ser utilizado. No exemplo, foi utilizado C:\LumisPortalProjects\workspace .
Após a inicialização do Eclipse, pode-se perceber que não há projeto algum, como mostrado na imagem a seguir:
O primeiro passo para a montagem do ambiente de desenvolvimento é a importação do projeto do LumisPortal. O LumisPortal contém em sua instalação os arquivos necessários para a integração com o Eclipse.
Para importar o projeto, deve-se clicar com o botão direito no Project Explorer , depois selecionar a opção Import / Import ou através do menu File / Import .
Após isso, deve-se selecionar a opção Existing Projects into Workspace e clicar em Next .
Na próxima tela, deve-se selecionar a pasta raiz dos artefatos do ambiente de desenvolvimento ( C:\LumisPortalProjects, no exemplo ). Após isso, o projeto do LumisPortal deve ser exibido com o nome lumisportal . Deve-se selecioná-lo e clicar em Finish .
Após esse passo, o projeto do LumisPortal já deve ser exibido no Project Explorer .
Após isso, deve-se importar o XML catalog para facilitar o desenvolvimento. Esse arquivo contém as referências aos XSDs do portal. Para isso, deve-se, novamente, entrar na opção de Import .
Na tela de importação, deve-se selecionar a opção XML Catalog .
Quando solicitado, selecionar o arquivo lumisportal/development/eclipse/portal.xmlcatalog e clicar em Finish .
Para conferir se o XML catalog foi importado corretamente, pode-se ir na opção Window -> Preferences -> XML -> XML Catalog .
Em User Specified Entries devem existir as entradas dos XSDs do LumisPortal .
Após isso, será importado os templates de douidefinition e servicedefinition, basta importar na seguinte tela nas preferências do eclipse:
Após clicar no botão "Import...", selecione o arquivo xmltemplates.xml que se encontra no caminho "<instalação_do_lumisportal>/development/eclipse".
Ao finalizar a importação os seguintes itens deverão aparecer na listagem de itens:
Após isso, o plugin Mongrel deve ser configurado, indicando-se o local de instalação do Apache Tomcat (no exemplo, C:\LumisPortalProjects\apache-tomcat-8.0.14 ):
Também deve-se configurar o Source Path do Mongrel para que debugs possam ser realizados adequadamente. Para isso, deve-se selecionar a opção Source Path, desmarcar a opção Automatically compute source path e marcar todos os projetos.
Observação: sempre que um novo projeto for criado, ele deve ser adicionado ao Source Path do Mongrel nessa configuração.
Após isso, o Apache Tomcat está pronto para ser executado através do Eclipse. Ele pode ser inicializado utilizando o botão do plugin Mongrel ou através do menu Mongrel -> Start Mongrel .
Após esses passos, o LumisPortal estará disponível para acesso.
Recomenda-se a utilização de módulos editáveis para desenvolvimento no LumisPortal. Para a criação do primeiro módulo editável, ver a próxima seção, Configuração do LumisPortal e Criação do primeiro Módulo Editável.