Scrum: saiba como adotar a metodologia na sua empresa

Vivemos em uma era de constantes mudanças e não é à toa, que diversas organizações estão passando por grandes transformações que possibilitem acompanhar todas essas mudanças. Nesse sentido, a adoção de metodologias ágeis tem se popularizado no mercado, sobretudo a metodologia Scrum, que se destaca por ser uma ótima opção para realização e desenvolvimento de projetos complexos em uma organização.

07/04/2021 | 10 minutos de leitura.

SCRUM_-_blog.png

Você vai ler sobre:

  1. Entenda o que é metodologia Scrum
  2. Quais são os benefícios em adotar a metodologia SCRUM?
  3. Quais são os benefícios em adotar a metodologia SCRUM?

Aqui no blog, já comentamos como vivemos em uma era de constantes mudanças, onde tudo muda a todo momento e de uma forma muito rápida. Não é à toa, que diversas organizações estão passando por grandes transformações que possibilitem acompanhar todas essas mudanças.

Nesse sentido, a adoção de metodologias ágeis tem se popularizado no mercado, sobretudo a metodologia Scrum, que se destaca por ser uma ótima opção para realização e desenvolvimento de projetos complexos em uma organização. Quer saber mais sobre essa metodologia e descobrir como adotá-la em sua empresa? Então continue conosco, pois é isso que mostraremos no nosso post de hoje.

o que é metodologia Scrum

Bom, a primeira coisa que você precisa para adotar a metodologia é entende-la perfeitamente, para que dessa forma, consiga aplicar no cenário da sua empresa. O Scrum é uma metodologia de desenvolvimento iterativo-incremental para projetos complexos e adaptativos. Ele foca no trabalho em equipe, melhoria contínua e em muitos outros princípios que mais tarde originariam o Manifesto Ágil.

Apoiado nos conceitos do manifesto ágil, o SCRUM tem o objetivo de diminuir o tempo de entrega de produtos e também de se adequar a mudanças com mais facilidade ao longo das etapas produtivas. Ou seja, trata-se de uma metodologia inicialmente desenvolvida para organizar, planejar e o gerir projetos referentes à criação de softwares. Todavia, atualmente, é possível encontrar equipes que apliquem a estratégia em vários tipos de projeto. Ao utilizar a metodologia Scrum, você e seu time operarão com um apoio a todas as ações dos participantes, orientando o trabalho, as atividades diárias e a execução das tarefas de forma produtiva.

Na metodologia Scrum as atividades são divididas, que chamamos de Sprint, ou seja, um conjunto de ações que precisam ser executadas. Portanto, o scrum é um método de trabalho que é desenvolvido a partir de ciclos menores de atividades. Cada ciclo é projetado de maneira prévia, sendo formado por um período de tempo definido em que as tarefas devem ser feitas pela equipe. A metodologia Scrum possibilita a potencialização do trabalho em grupo e acompanhamento da evolução do produto, sempre objetivando a qualidade da produção e cumprimento dos prazos estipulados.

Quais são os benefícios em adotar a metodologia SCRUM?

Agora que você já entendeu a metodologia Scrum, deve estar querendo saber como ela pode ajudar sua empresa, não é mesmo? Nesse sentido, é preciso ressaltar que o scrum pode trazer diferentes benefícios para uma organização, tudo vai depender de como ele é aplicado no dia a dia da empresa. Porém, a adoção da metodologia prega alguns benefícios básicos, que listamos abaixo, confira:

  • Redução de falhas:

Um dos principais benefícios na adoção da metodologia é a redução de possíveis erros, isso porque o foco do Scrum na qualidade no desenvolvimento de um projeto faz com que o índice de problemas seja reduzido drasticamente. Além disso, como a metodologia prega que as atividades sejam subdivididas, é possível identificar problemas logo no início, o que consequentemente evita retrabalhos.

  • Crescimento na produtividade:

De fato, o principal impacto na adoção do Scrum é na produtividade de sua equipe. Como seu principal objetivo é reduzir o tempo de entrega dos projetos, isso contribui para que a empresa tenha um ganho enorme em produtividade. Além disso, em uma empresa que possui uma cultura ágil é a eliminação de desperdícios de tempo e recursos da empresa, fazendo com que a produtividade aumente, alcançando resultados mais expressivos.

  • Aumento na satisfação do cliente:

Outro grande benefício na adoção do Scrum é o aumento que isso pode gerar na satisfação do cliente. Isso porque, a metodologia foca os elementos mais relevantes do projeto, isto é, as características que aumentam o valor que é entregue aos consumidores. As tarefas executadas na organização durante os sprints têm como intuito a otimização da percepção sobre os serviços oferecidos e o aumento da fidelização.

Como usar a metodologia Scrum em sua empresa?

SCRUM_-_blog_-_interna.png

Aqui no blog, já comentamos que o cenário ideal para aplicação do Scrum é quando o projeto está no início, onde o backlog é imenso, e ainda existe uma série de questões estruturantes para serem feitas. Mas você deve estar querendo saber o que deve fazer antes de aplicar a metodologia em um projeto específico. Nesse sentido, listamos abaixo alguns passos fundamentais para que você adote o SCRUM na sua empresa, confira:

  • Definição dos papéis:
    Bom, a primeira coisa que uma empresa que deseja adotar o scrum deve fazer é montar uma equipe multidisciplinar. Portanto, é nessa etapa que você irá delegar os papeis que permeiam a metodologia scrum, como Product owner e o Scrum Master. Além dos demais profissionais que farão parte do time.

  • Criação de um backlog:
    Após a definição da sua equipe e o papel que cada profissional vai desempenhar, o próximo passo é montar o backlog de desenvolvimento. Isso é, é hora de definir as funcionalidades que devem ser desenvolvidas e ordená-las de acordo com sua prioridade. Vale ressaltar que ele backlog pode ser modificado caso surjam novas necessidades, sendo esse um dos papeis do Product Owner.

  • Definição das sprints:
    Com a criação do backlog, é preciso definir o que será realizado em cada ciclo, quem ficará responsável por cada atividade, e qual será o tempo de duração para desenvolvimento. Portanto, a definição das sprints é um passo fundamental para complementar a adoção da metodologia scrum.

    Mapeamento visual do processo:
    Outro passo importante para adotar a metodologia Scrum, é criando uma ferramenta que permita que os membros do time tenham um acesso visual de tudo que foi definido, possibilitando que seja visível o status de cada tarefa. Para isso, é recomendável fazer uso de uma outra metodologia ágil, o Kanban, que permite classificar as tarefas em três fases: o que precisa ser feito, o que está em execução e o que já foi finalizado.

Como vimos, a adoção de metodologias ágeis tem se popularizado cada vez mais no mercado. E contar com uma abordagem como o Scrum pode ser muito valioso para sua organização. Afinal a metodologia tem como objetivo agilizar a rotina, aumentar a produtividade da sua equipe, melhorar os resultados e ainda reduzir custos. Vale dizer, que o Scrum não é somente para desenvolvedores de softwares e projetos tecnológicos. Hoje a metodologia pode ser utilizada por qualquer equipe de uma organização que tenha um projeto a ser colocado em prática.

Sobre o autor

Wallace Cunha

https://www.linkedin.com/in/wallaceshenrique/

Engenheiro de produção com ênfase em melhoria contínua e especificação de requisitos. Certificado pela ScrumOrg. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos e metodologias ágeis.

 

Leia também:

    Assine nossa newsletter

    Receba semanalmente nossos artigos direto na sua caixa de e-mail

    Não foi possível concluir a sua solicitação, tente novamente em alguns instantes.

    Peça agora uma demonstração!

    e veja como a Lumis pode ajudar a sua empresa

    Quero falar com um consultor