Plataforma de experiência digital: entenda como sua empresa pode usá-la

Sabemos que a satisfação do cliente está diretamente relacionada com sua experiência, por isso, contar com ferramentas que ajudam a sua empresa a gerenciar a experiência digital dos clientes é a chave para conseguir oferecer o melhor. E diante dessa necessidade, surgiram as Plataformas de Experiência Digital (DXP).

13/04/2021 | 10 minutos de leitura.

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Você vai ler sobre:

  1. Importância de ter uma DXP na sua empresa
  2. Como uma DXP pode ajudar sua empresa

Atualmente, ter o consumidor como elemento central de um negócio não é mais o diferencial que algumas empresas possuem. Essa estratégia tornou-se uma necessidade para todas as empresas que desejam se manter no mercado. Até porque, já falamos aqui no blog que garantir uma boa experiência ao consumidor é essencial, e é o que vai determinar o sucesso de uma organização. E com a transformação digital, é fundamental oferecer experiências digitais únicas, personalizadas e satisfatórias.

Sabemos que a satisfação do cliente está diretamente relacionada com sua experiência, por isso, contar com ferramentas que ajudam a sua empresa a gerenciar a experiência digital dos clientes é a chave para conseguir oferecer o melhor. E diante dessa necessidade, surgiram as Plataformas de Experiência Digital (DXP). Quer entender mais sobre o assunto e conferir como você pode usá-la em sua empresa? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

Importância de ter uma DXP na sua empresa

Uma DXP (Digital Experience Platform), ou Plataforma de Experiência Digital, é uma plataforma que reúne várias tecnologias e ferramentas. O objetivo é proporcionar um melhor desempenho para a empresa através de soluções que garantam uma excelente experiência para os usuários, em todos os seus canais digitais e ao longo de todas as suas jornadas.

É um software que promete refinar a gestão dos pontos de contato da empresa com o consumidor, otimizando a jornada do cliente e melhorando a experiência deles. A plataforma permite que você gerencie seus conteúdos, integre seus sistemas e analise seus dados de maneira automatizada. Ou seja, sua empresa é capaz de elaborar uma abordagem mais personalizada aos consumidores, explorando o que cada canal digital oferece.

É uma estratégia que a sua empresa deve contar, pois permite digitalizar operações organizacionais, entregar experiências consistentes e reunir insights relevantes sobre a sua audiência. Uma DXP oferece uma visão completa do comportamento dos clientes e assim, facilita a tomada de decisões. Dessa forma, possibilita entregar experiências cada vez mais personalizadas e atender melhor às necessidades dos consumidores. A plataforma é ideal para quem deseja manter o foco no cliente, que como vimos, é necessário nos dias atuais.

Contar com uma plataforma de experiência digital com certeza trará diversos benefícios para a sua empresa. Ela irá te ajudar a construir um relacionamento significativo com seu público, pois permite que você conheça melhor seus consumidores e entregue o que interessa a eles. Além disso, através de recursos de analytics é possível monitorar o que seus clientes fazem dentro de seus canais digitais.

Como uma DXP pode ajudar sua empresa

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Uma plataforma de experiência digital é imprescindível para uma empresa que deseja se diferenciar, pois ela otimiza a criação de conteúdo e atende melhor às necessidades dos consumidores. Agora que entendemos o que é essa plataforma e os benefícios que ela pode trazer, precisamos entender como podemos usá-la em nossa empresa. Abaixo listamos alguns pontos de como usar a DXP em sua empresa, confira:

  • Controle da experiência do cliente

Um dos pontos principais de uma plataforma de experiência digital é permitir um melhor controle da experiência do cliente. Uma DXP permite que você acesse resultados em tempo real e é capaz tanto de coletar quanto processar os dados recebidos para conseguir entender qual é a experiência do consumidor em cada ponto de contato. Por isso, é muito importante usar essa ferramenta para gerenciar a experiência digital dos seus consumidores, garantindo mais eficiências em suas ações. Com isso, você será capaz de entregar os conteúdos certos tanto nas plataformas online quanto nas presenciais.

  • Gerenciar os pontos de contato

A quantidade de pontos de contato com o consumidor está aumentando cada vez mais, e é importante que eles sejam alcançados por todos eles e com qualidade. Oferecer uma experiência omnichannel é importante para mapear todas as informações dos clientes, em âmbito online e offline. E uma plataforma de experiência digital pode facilitar a criação de uma experiência omnichannel para o cliente, garantindo que ela seja cada vez mais integrada, personalizada e assertiva. A experiência do consumidor deve ser garantida onde quer que ele esteja, e é dessa forma que sua empresa pode alcançar esse objetivo.

  • Personalização da jornada

A partir de uma jornada personalizada, é possível fortalecer o relacionamento do consumidor com a empresa, garantindo também a sua fidelidade. Uma plataforma de experiência digital consegue mapear todas as ações que o cliente toma e considerá-las para entender os padrões. Dessa forma, é possível personalizar a experiência do cliente em todos os pontos de contato, pois uma DXP permite segmentar os usuários e fazer publicações específicas para cada público, de acordo com suas expectativas e experiências.

  • Integração de dados

É essencial nos dias de hoje que uma empresa consiga armazenar e integrar todos os dados necessários para gerenciar a experiência do consumidor, e a plataforma de experiência digital pode ser utilizada para isso. Integrar os dados é muito importante, pois você não consegue obter o valor disponível se cada ferramenta trabalhar sozinha. Então é um passo fundamental para alcançar os resultados desejados, desenhar fluxos de trabalho mais otimizados e aumentar a produtividade da equipe. Uma DXP pode coletar todas as informações e automatizá-las para facilitar as ações de marketing, fazendo com que as necessidades dos clientes sejam atendidas.

  • Uso da Inteligência Artificial

Uma plataforma de experiência digital conta com uma Inteligência Artificial que produz insights aprofundados. Assim, sua empresa consegue utilizá-los para fazer previsões sobre o comportamento dos consumidores. Não é simples trabalhar com uma Inteligência Artificial, mas traz resultados precisos e duradouros, oferecendo uma vantagem competitiva para sua empresa. E sabemos que toda empresa deseja essa vantagem, trabalhar com o que há de mais moderno é o caminho para isso.

Como vimos, é fundamental que uma organização gerencie a experiência digital do consumidor, tendo controle sobre suas jornadas, os dados, os pontos de contato e mais. A plataforma de experiência digital é a ferramenta que vai te oferecer tudo isso e otimizar seu trabalho. Contar com uma DXP é diferencial no mercado atualmente, pois ela permite que as marcas entreguem conteúdos atraentes e experiências únicas e personalizadas a seus usuários. Agora que você entende como essa plataforma pode ajudar a sua empresa, não perca tempo para oferecer o melhor ao seu cliente!

 

Sobre o autor

André Pino

https://www.linkedin.com/in/andrepernambuco/

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

 

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