O Lumis Portal agora é Lumis Experience Platform

O ano de 2019 trouxe muitas novidades para a Lumis. Além de reformular completamente o site institucional e a identidade visual da marca, a Lumis promoveu importantes mudanças no seu principal produto: o Lumis Portal, que agora passa a se chamar Lumis Experience Platform (Lumis XP).

08/02/2019 | 12 minutos de leitura.

Lumis Experience Platform

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  1. Marketing e BI
  2. Desenvolvimento
  3. Design e UX
  4. Infraestrutura e Segurança

O ano de 2019 trouxe muitas novidades para a Lumis. Além de reformular completamente o site institucional e a identidade visual da marca, a Lumis promoveu importantes mudanças no seu principal produto: o Lumis Portal, que agora passa a se chamar Lumis Experience Platform (Lumis XP). Criado em 2001, o Lumis Portal surgiu no mercado como a primeira plataforma brasileira para o desenvolvimento e gestão de portais e, ao longo dos anos, conquistou um importante espaço no mercado de grandes empresas do país.

Com o passar dos anos, o fenômeno da transformação digital e as mudanças no comportamento dos consumidores, novas funcionalidades foram sendo inseridas no produto, de forma a permitir que as empresas desenvolvessem soluções para atender às necessidades desse público cada vez mais conectado e exigente.

Hoje, muito mais do que uma plataforma para o desenvolvimento e gestão de portais, o produto conta com recursos que possibilitam às empresas desenvolver soluções completas, que têm como principal objetivo garantir uma excelente experiência para os seus clientes em todos os seus canais digitais e ao longo de todas as suas jornadas.

Segundo o Gartner, as DXPs (Digital Experience Platforms) ou plataforma de experiência digital derivam de plataformas de portal, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) ou sistemas de colaboração e conteúdo corporativo à medida que evoluem e convergem para oferecer suporte a experiências digitais individualizadas. De acordo com o Gartner, trata-se de um conjunto integrado de tecnologias, baseado em uma plataforma comum, que oferece a diversos públicos acesso seguro, consistente e personalizado a informações e aplicações através de múltiplos canais digitais. Ainda segundo o Gartner, as DXPs combinam uma série de recursos para:

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  • Fornecer aos usuários finais acesso contínuo, contextualizado e unificado a informações e serviços relevantes.
  • Facilitar e aplicar boas práticas de UX, como modelagem de persona, mapeamento de jornadas, layout responsivo e design orientado a dados, de forma que seja possível melhorar a experiência digital dos usuários.
  • Agregar e coordenar conteúdo local e remoto, bem como aplicações e web services, em experiências digitais coesas.

E é exatamente isso que o Lumis Experience Platform oferece. O usuário final, com todos os seus atributos e interações, é o elemento central da plataforma, o que permite às empresas coletar, analisar e agir na promoção da experiência digital dos seus clientes. Para isso, o Lumis Experience Platform permite que profissionais com diferentes skills e níveis de conhecimento trabalhem de forma conjunta e integrada, de forma a criar e evoluir soluções multicanal para seus clientes.

Marketing e BI

A mensagem certa, para a pessoa certa, no momento e no formato mais mais adequado ao contexto de acesso. É isso que os profissionais de marketing e vendas buscam a todo momento.

Os consumidores são bombardeados diariamente com centenas de conteúdos vindos das mais variadas fontes. Sites de notícias, vídeos engraçados, mensagens de auto-ajuda, fotos de férias… É contra essa chuva de conteúdos diversos e desconexos que as mensagens das empresas estão competindo. Nesse sentido, não basta aos profissionais de marketing e vendas apenas escrever belíssimos artigos no blog corporativo ou postar memes hilários nas redes sociais. Não basta ter a mensagem mais atraente do mundo se ela não chega a quem de fato precisa dela.

Diante de um volume cada vez maior de conteúdos, para atrair de fato a atenção do consumidor, assertividade é a palavra de ordem.

O Lumis XP reúne em um só ambiente todos os recursos que os profissionais de marketing e vendas precisam para entregar mensagens personalizadas para os consumidores. Os recursos de SEO do produto permitem às empresas otimizarem suas páginas para torná-las mais relevantes para os mecanismos de busca. Dessa forma, sem necessidade de investimento em mídia, é possível impactar os consumidores no momento exato em que eles estão buscando pelos seus produtos e/ou serviços.

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Paralelamente, o recurso de analytics do Lumis XP permite às empresas mapear os principais canais de aquisição de tráfego, bem como entender o comportamento dos consumidores dentro dos seus canais digitais. Cruzando atributos de usuários identificados com padrões de navegação, a plataforma permite às empresas segmentar seus usuários conhecidos, de forma que seja possível exibir informações personalizadas para cada perfil de usuário, trazendo mais engajamento e aumentando o potencial de conversão.

Além de segmentar os usuários, o módulo de analytics do Lumis XP permite às empresas analisar a eficiência dos seus canais digitais, com base nas jornadas dos usuários e nos pontos de conversão e abandono. Com base nessas informações, as empresas podem investir em melhorias pontuais nos canais digitais para otimizar suas taxas de conversão (CRO).

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Juntando os recursos de BI e analytics da plataforma com a facilidade e a agilidade que a Lumis XP oferece para a gestão de conteúdo e para mudanças nos canais, os profissionais de marketing e vendas contam com um conjunto único de recursos para alavancar as vendas e garantir a entrega das mensagens da empresa para as pessoas certas, no momento mais adequado.

Desenvolvimento

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O Lumis XP oferece a agilidade que os times de desenvolvimento precisam para desenvolver soluções para a experiência digital dos clientes. Todo o processo pode ser executado em ambiente web, permitindo que os desenvolvedores criem suas soluções e façam o deploy e o versionamento de módulos direto do browser.

O Lumis XP conta ainda com um grande conjunto de serviços nativos, que podem ser utilizados para o desenvolvimento de soluções de digital customer experience, como notícias, blogs, wiki, forum, chat, álbum de mídias, links, enquete, menu hierárquico, gerador de aplicativos, widgets de serviços, entre muitos outros. Dessa forma, as empresas podem reaproveitar esses serviços, ao invés de desenvolvê-los do zero.

Além disso, o Lumis XP permite a rápida criação de novas estruturas, através da replicação de templates e conta com um mecanismo para a criação e o reaproveitamento de blocos de páginas, o que agiliza em muito o trabalho dos desenvolvedores. A plataforma permite ainda que pedaços da estrutura da solução (contendo ou não conteúdos) sejam exportados de um ambiente e importados em outro, facilitando o trabalho de migração de evoluções entre ambientes.

Design e UX

O Lumis Experience Platform dá liberdade total para as equipes de design e criação usarem toda a criatividade para oferecer a melhor experiência para os usuários, permitindo a aplicação de arquivos HTML, para definir a diagramação das páginas.

Essa flexibilidade facilita ainda a criação de layouts responsivos, para que os usuários possam ter sempre a melhor experiência, independente do dispositivo utilizado no acesso.

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Além disso, o Lumis XP permite a construção de soluções utilizando tecnologias de front-end rico, como Angular, React e Vue, sem deixar de se aproveitar dos demais recursos que a plataforma oferece.

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Infraestrutura e Segurança

O Lumis XP conta com ferramenta nativa de monitoramento de ambiente, que pode ser acessada direto do browser. Além disso, a plataforma possui mecanismos de cache para otimização da performance em diversos do backend. O Lumis XP permite ainda que sejam gerados arquivos HTML para as páginas existentes para alta performance em cenários de grande demanda.

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Do ponto de vista de segurança, a Lumis Experience Platform oferece suporte nativo para integração com sistemas de Active Directory (AD) e permite a criação de grupos hierárquicos, dando mais agilidade e flexibilidade nas definições de controle de acesso. Além disso, a plataforma oferece suporte a https, criptografia de senhas de usuários, filtros contra ataques cross-site, entre outros recursos.

Não por acaso, a plataforma hoje conta com dezenas de casos de sucesso em soluções críticas de clientes, sempre com total segurança, alta disponibilidade e performance.

Se você já é cliente do Lumis Portal, entre em contato conosco e veja como fazer upgrade para o Lumis XP. Se você ainda não é cliente da Lumis, peça agora uma demonstração do Lumis XP e veja como oferecer a melhor experiência digital para os seus clientes.

 

Sobre o autor

André Pino

https://www.linkedin.com/in/andrepernambuco/

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

 

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