Marketing de conteúdo: por que sua empresa deve investir

Devido à internet e às redes sociais, as empresas passaram por uma grande transformação digital e a maioria dos processos de compra são feitos de forma online. Com isso, o marketing também precisou inovar e se modificar. As ações impessoais e intrusivas que as marcas produziam, já não agradam mais o consumidor. Por isso, é importante investir em Marketing de Conteúdo e adotar essa estratégia no seu planejamento de marketing digital.

23/03/2021 | 10 minutos de leitura.

Marketing_de_Conteudo_-_blog.png

Você vai ler sobre:

  1. O que é marketing de conteúdo
  2. Porque investir em marketing de conteúdo

Sabemos que a forma de consumir da sociedade está sempre mudando. Devido à internet e às redes sociais, as empresas passaram por uma grande transformação digital e a maioria dos processos de compra são feitos de forma online. Com isso, o marketing também precisou inovar e se modificar. As ações impessoais e intrusivas que as marcas produziam, já não agradam mais o consumidor.

Por isso, é importante investir em Marketing de Conteúdo e adotar essa estratégia no seu planejamento de marketing digital. Assim, você pode estabelecer uma autoridade e provar que você é especialista na sua área de atuação. Quer saber mais sobre o assunto e entender a necessidade desse investimento? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que foca na criação e distribuição de conteúdo de valor, relevante e gratuito para poder atrair possíveis consumidores do seu produto. Seu objetivo principal é atrair o cliente e consequentemente reduzir a taxa de churn, através da consistência na criação de conteúdos relevantes e valiosos, que podem mudar ou melhorar o comportamento do consumidor.

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde as organizações oferecem vantagens para quem compra seus produtos, é preciso se diferenciar, se destacar e conquistar a preferência do público. Por isso, o investimento em marketing de conteúdo é tão importante, afinal, através da personalização do conteúdo, ele ajuda a sua empresa a construir uma relação de confiança com seus clientes e leads, e estabelece uma reputação de marca positiva. 

Além disso, por ser uma estratégia de Inbound Marketing, o marketing de conteúdo permite que o cliente encontre a empresa quando estiver buscando a solução para seu problema. É uma estratégia mais barata e que evita irritar o cliente com publicidades que interrompem o fluxo da sua experiência. Também é capaz de influenciar na hora da compra, pois com a criação dessa relação de confiança aumenta o poder de persuasão.

Porque investir em marketing de conteúdo

marketing_de_conteudo_-_blog_-_interna.png

O segredo do marketing de conteúdo é a criação de conteúdos personalizados, que oferecem informações valiosas para o seu público. É uma estratégia eficiente para criar ou aumentar a sua audiência e para reforçar a necessidade do seu produto ou serviço. Assim, o público começa a enxergar sua empresa como referência e fica grato pelas informações úteis que recebe de forma gratuita. E no momento de realizar a compra, sua empresa será lembrada.

Conteúdo e informação são a base do mundo moderno, os clientes desejam conhecer as empresas e entender como elas irão solucionar seu problema. E como vimos, o investimento em marketing de conteúdo é o que vai trazer o diferencial para a sua empresa, pois é a melhor forma de atrair quem está interessado no seu produto e criar uma relação próxima com essa pessoa. Existem diversos motivos para investir nessa estratégia e vamos ressaltar alguns deles:

  • Funciona melhor que o marketing tradicional

As ações de publicidade sempre foram vistas como uma interrupção, que impede o cliente de continuar a atividade que estava fazendo. Sendo assim, o marketing de conteúdo é mais eficiente ao evitar esse incômodo. Além disso, um estudo da HubSpot, diz que empresas que utilizam técnicas de inbound marketing, tem um ROI 60% maior do que as que não fazem uso delas. Assim, vemos que o marketing de conteúdo possui um alcance maior e atinge lugares que o marketing tradicional não conseguiu.

  •  Possui um baixo custo

O marketing de conteúdo necessita de colaboradores que possam criar esse conteúdo, apenas de um site ou blog onde ele possa ser divulgado e um planejamento básico do que será postado. Por isso, é uma estratégia que custa 62% menos que a do marketing tradicional. Você mesmo pode começar a sua estratégia de marketing de conteúdo e com pouco investimento financeiro, mas para que seu negócio cresça e traga resultados a longo prazo é importante que você tenha equipe capacitada para te ajudar. 

  • Torna sua empresa autoridade

A internet está repleta de opções e informações diferentes, por isso, produzir um conteúdo relevante para o seu público é um diferencial. A criação de conteúdos de valor e de qualidade, mostra o quanto você domina o assunto e nos dias de hoje, as pessoas estão buscando comprar de empresas que sabem o que estão fazendo e se destacam pelo seu conhecimento na área em que atua. Portanto, o marketing de conteúdo te ajuda a evidenciar a sua marca e traz autoridade para a sua empresa.

  • Educa o mercado sobre seu produto/serviço

Como vimos, o marketing de conteúdo permite que sua empresa crie uma relação de confiança com o consumidor, e isso é determinante para a decisão de compra. Além disso, através do conteúdo, você pode mostrar como suas soluções são as mais adequadas para a necessidade dos seus consumidores. Você tem controle sobre tudo que é publicado nos seus canais de comunicação e isso permite que você ensine as pessoas sobre as vantagens do seu produto, tire as dúvidas e desperte o interesse pelo que você vende.

  • Aumenta o volume de vendas

A estratégia de marketing de conteúdo atrai mais tráfego para o seu site e constrói um relacionamento produtivo com a sua audiência, e dessa forma é capaz de aumentar suas vendas. A maioria das pessoas não estarão prontas para comprar no primeiro contato com a marca, normalmente passam por um percurso, mais conhecido como funil de marketing, até esse ato final. Mas com a criação de conteúdo e da relação com o consumidor, você o ajuda a perceber o problema e entender que você pode resolvê-lo com seu produto ou serviço.

Não adianta negar que o marketing de conteúdo é uma estratégia essencial para as empresas atualmente. É através dela que você vai diferenciar o seu negócio e se tornar autoridade na sua área de atuação. Também é um dos melhores meios para se manter competitivo no mercado. Agora que você já entende a importância dessa ação e todos os benefícios que ela pode trazer para a sua organização, não perca tempo para colocar em prática.

 

Sobre o autor

André Pino

https://www.linkedin.com/in/andrepernambuco/

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

 

 

Leia também:

    Assine nossa newsletter

    Receba semanalmente nossos artigos direto na sua caixa de e-mail

    Não foi possível concluir a sua solicitação, tente novamente em alguns instantes.

    Peça agora uma demonstração!

    e veja como a Lumis pode ajudar a sua empresa

    Quero falar com um consultor