Ferramentas de Analytics: saiba como utilizar nas suas estratégias de marketing

O marketing é a área criativa da empresa, onde surgem as campanhas e ideias que buscam encantar o consumidor. Mas as estratégias do time de marketing não podem ser baseadas em opiniões e intuições, é necessário analisar dados para ter mais precisão em suas ações. Por isso é importante conhecer as ferramentas de analytics e utilizá-las em suas estratégias de marketing.

31/03/2021 | 8 minutos de leitura.

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  1. Conheça o Marketing Analytics
  2. Entenda como as ferramentas de analytics podem ajudar nesse desafio

O marketing é a área criativa da empresa, onde surgem as campanhas e ideias que buscam encantar o consumidor. Mas as estratégias do time de marketing não podem ser baseadas em opiniões e intuições, é necessário analisar dados para ter mais precisão em suas ações. Por isso é importante conhecer as ferramentas de analytics e utilizá-las em suas estratégias de marketing.

O marketing analytics é pouco conhecido e utilizado pelas empresas, mas tem muita importância nas ações estratégicas do seu negócio, que devem ser mais precisas e eficientes, e principalmente baseadas em dados. Quer saber mais sobre as ferramentas analytics e como elas podem te ajudar? Então fique com a gente porque esse é o tema do artigo de hoje.

Conheça o Marketing Analytics

Atualmente, as empresas possuem uma abundância de dados sobre o seu desempenho, sobre o mercado, os consumidores e concorrentes. Sabemos que hoje em dia, é possível monitorar quase tudo e armazenar todos os dados coletados. Porém, essa infinidade de dados deve ser analisada pelas empresas e por isso existe o marketing analytics.

O Marketing Analytics é a parte do marketing que através das ferramentas de analytics, coleta e analisa os dados para poder entender os padrões, avaliar as estratégias e assim tomar melhores decisões. É a área que busca entender se os objetivos foram alcançados e se a empresa está seguindo pelo caminho certo, ajudando a planejar o próximo passo da organização. Ou seja, é uma área que analisa o presente e orienta o futuro.

Essa é uma estratégia imprescindível para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso. A análise de dados irá permitir que suas ações sejam mais assertivas e consequentemente minimizar erros e riscos. O marketing analytics te ajuda a monitorar e quantificar o ROI das suas estratégias, permitindo que você otimize suas estratégias, tenha melhores resultados e avalie o impacto de suas ações na área financeira da empresa, sendo mais fácil de identificar o que traz retorno.

Vale ressaltar, que o marketing analytics aborda todos os dados relacionados ao marketing, sejam eles online ou não. Por isso, ele se diferencia da web analytics, que se refere apenas ao universo de dados em site e páginas, e do digital analytics, que abrange dados de diversos canais interativos.

Entenda como as ferramentas de analytics podem ajudar nesse desafio

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Em um cenário cada vez mais competitivo, onde o comportamento dos consumidores está sempre mudando, as ferramentas analytics podem ser um diferencial para as suas estratégias de marketing. É de extrema importância coletar e analisar dados para conseguir criar ações e estratégias melhores e eficientes. As ferramentas analytics podem te ajudar em diversas etapas, pensando nisso listamos abaixo alguma delas, confira:

  • Entender o comportamento do consumidor

As ferramentas analytics são capazes de coletar dados sobre o perfil do seu consumidor em diferentes canais. Ou seja, te ajudam a entender o comportamento do seu público e a criar sua persona baseada nesses dados. Assim, você é capaz de elaborar estratégias personalizadas, pois entende o que é melhor para o seu consumidor.

  • Serve de base para tomada de decisão

Como vimos, analisar os dados é imprescindível para tomar as decisões corretas. Ou seja, usar as ferramentas analytics em sua área de marketing, faz com que o seu time tome melhores decisões e crie melhores estratégias em busca de alcançar os objetivos da empresa. Além disso, evita o desperdício com estratégias erradas.

  • Mantém o foco nos objetivos

Analisando o desempenho das estratégias, você pode verificar se elas estão alcançando o objetivo desejado, ou caminhando para isso. Assim, você pode mudar suas estratégias ou reforçar suas ações, dependendo do desempenho das estratégias. É também uma forma de manter a equipe alinhada em torno dos objetivos desejados.

  • Aumenta a previsibilidade

A análise de dados ajuda a sua empresa a identificar os padrões existentes e antecipar o que está por vir. Não é uma previsão do futuro, mas mostra o caminho mais provável, assim sua empresa pode se preparar para minimizar os riscos ou para aproveitar as oportunidades que virão.

  • Monitora os concorrentes

Com as ferramentas analytics você também pode coletar dados sobre os seus concorrentes e as ações que eles estão fazendo. Dessa forma, você conseguirá entender o que eles estão fazendo, o que está dando certo e se basear nisso para se manter competitivo no mercado.

Os dados oferecidos podem parecer um pouco confusos no começo, mas com o tempo e a prática se torna mais fácil compreendê-los e a empresa será capaz de transformar completamente suas estratégias de marketing, oferecendo o melhor para o público e alcançando os objetivos da empresa. Como vimos, as ferramentas analytics são essenciais para basear as estratégias de marketing de uma empresa, é importante criar boas estratégias e a análise dos dados é o caminho para isso. Com elas sua empresa consegue aumentar a eficiência de suas ações e se manter competitiva no mercado.

 

Sobre o autor

André Pino

https://www.linkedin.com/in/andrepernambuco/

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

 

 

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