Experiência do usuário: arquitetura de informação com foco no usuário

Quais os sentimentos que o seu cliente tem quando se relaciona com a empresa? Se você nunca se fez essa pergunta, está na hora de fazer.

3 minutos de leitura.

Quais os sentimentos que o seu cliente tem quando se relaciona com a empresa? Se você nunca se fez essa pergunta, está na hora de fazer. A experiência do usuário é exatamente esse conjunto de sentimentos e é fundamental para qualquer empreendimento. Quando o assunto é web, essa questão torna-se ainda mais relevante e a arquitetura da informação tem papel fundamental.

A velocidade do dia a dia exige que as pessoas dediquem menos tempo para as tarefas que antes eram resolvidas com mais calma. Empresas e profissionais adotam a tecnologia como uma forma de otimizar e acelerar suas rotinas. Porém, para que isso ocorra é preciso que as soluções sejam intuitivas e tragam, de fato, mais velocidade aos processos.

Em portais web ou sistemas de informação em geral (ERP, CRM, entre outros), a arquitetura da informação bem feita garante que a experiência do usuário seja positiva. Quando um profissional perde horas de trabalho tentando decifrar o sistema para executar determinada demanda, ele ficará frustrado e desestimulado com o trabalho, afetando a produtividade e os resultados da companhia. O mesmo acontece com portais. Quem nunca abandonou um site por não encontrar o que procura? Uma experiência ruim por parte dos usuários afeta diretamente o sucesso do portal. Além de deixar o cliente insatisfeito com a visita, o abandono do site eleva a taxa de rejeição do mesmo junto aos mecanismos de busca. Ou seja, além de perder o cliente (por não exibir o que ele queria), o site terá mais dificuldades de ser encontrado por outros internautas.

Sendo assim, invista o máximo de tempo possível planejando a arquitetura de informação de seu portal. Faça pesquisas, entenda o que o usuário espera ao acessar sua página e só depois pense na estrutura e no layout. Lembre-se: é para atender o cliente que sua empresa existe, portanto, o foco deve ser sempre nele.

 

    Assine nossa newsletter

    Receba semanalmente nossos artigos direto na sua caixa de e-mail

    Não foi possível concluir a sua solicitação, tente novamente em alguns instantes.

    Peça agora uma demonstração!

    e veja como a Lumis pode ajudar a sua empresa

    Quero falar com um consultor