Do CMS a DXP: entenda a evolução dos sistemas de gerenciamento de conteúdo

Se há 10 anos essa presença já era uma necessidade de mercado, hoje com a grande transformação digital, acentuada nos últimos anos, isso é ainda mais vital. Apesar disso, muitas empresas ainda não possuem uma presença digital forte. O motivo? Muitos dizem ser pela dificuldade no gerenciamento de conteúdo. E foi exatamente por isso que surgiu o CMS.

17/12/2019 | 11 minutos de leitura.

Você vai ler sobre:

  1. O que é CMS?
  2. A evolução do Gerenciamento de Conteúdo
  3. Como uma DXP pode gerenciar seus conteúdos digitais?

Já não é mais novidade, que nos dias atuais, possuir uma presença online é importante para as ambições de qualquer de negócio. Se há 10 anos essa presença já era uma necessidade de mercado, hoje com a grande transformação digital, acentuada nos últimos anos, isso é ainda mais vital. Apesar disso, muitas empresas ainda não possuem uma presença digital forte. O motivo? Muitos dizem ser pela dificuldade na gestão do conteúdo web. E foi exatamente por isso que surgiu o CMS.

Quer saber o que é um sistema de gerenciamento de conteúdo? E descobrir como as DXPS são uma evolução natural dos sistemas de CMS? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

O que é CMS?

Como já falamos aqui no blog, o processo de compra mudou muito com advento da tecnologia. Sabemos que hoje grande parte do consumo acontece online. E segundo pesquisas, mais de 90% dessas compras se iniciam nos buscadores. É por isso que investir em conteúdo digital é fundamental para as empresas. Estar bem ranqueado no Google, é determinante para o sucesso de um negócio. E você só conseguirá isso possuindo uma presença digital forte, com um site, blog e todos os demais canais digitais.

Mas engana-se quem pensa que só possuir canais digitais é suficente para ter uma presença online forte. Não! Para que você tenha sucesso no mundo online é preciso investir no conteúdo. É isso que fará com que você se destaque. Porém, atingir esse objetivo não é tarefa fácil. No mundo de hoje, onde tudo acontece a todo momento, realizar o gerenciamento do conteúdo digital pode ser realmente trabalhoso.  

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É dessa forma, que um CMS pode ajudar seu negócio. CMS, sigla para Content Management System, ou no português sistema de gestão de conteúdo é uma plataforma para facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de conteúdo. Ou seja, um sistema de gerenciamento de conteúdo é como se fosse o esqueleto do seu site, necessitando apenas que você preencha este esqueleto com conteúdo, que é a informação que você deseja compartilhar. 

Segundo o Gartner, um sistema de gerenciamento de conteúdo é o “processo de criação, gerenciamento e entrega de conteúdo em um ou mais canais digitais através do uso de soluções de gerenciamento específicas baseadas em um repositório principal”. A empresa considera que um CMS precisa conter pelo menos algumas dessas funcionalidades, confira:

  • Funções de criação de conteúdo e gerenciamento de site;
  • Repositórios que organizam e fornecem metadados de conteúdo;
  • Serviços de biblioteca, como check-in/check-out e controle de versões;
  • Funções de implantação de conteúdo;
  • Recursos de personalização e análise;
  • Habilidades de integração.

Portanto, para ser considerado um CMS a plataforma precisa contar com recursos específicos e de fácil uso, mesmo para pessoas sem conhecimento em programação. Aliás, esse é o principal benefício que a plataforma pode trazer para seu negócio. Possibilidade de gerenciar conteúdo dinâmico de forma simples, ou seja, manter um blog, e-commerce ou outro tipo de site que precisa ser atualizado frequentemente.

A evolução do gerenciamento de conteúdo

Bom, quando falamos em gerenciamento de conteúdo, estamos tratando sobre um campo repleto de soluções, que abrange vários tipos de plataformas. Conforme as necessidades do mercado vão mudando, assim como o papel do conteúdo digital, essas plataformas evoluem, e abrem espaço para novas ferramentas de gestão, criação e publicação de conteúdo. Portanto, não se espante se ao pesquisar uma solução para gerenciamento do seu conteúdo você encontrar diferentes plataformas.

Entre eles podemos destacar o WCM (Web Content Management), que a princípio era a plataforma necessária para realizar a gestão de conteúdos webs. Como no início da internet os sites não necessitavam receber atualizações constantes esse sistema era suficiente. As organizações podiam organizar o conteúdo escrito, imagens e dados necessários para garantir sua presença online. Com o passar do tempo as empresas começaram a sentir a necessidade de contar com uma plataforma que se integrassem com seus sistemas internos, foi aí que as plataformas de CMS de código aberto começaram a se destacar. 

As plataformas de CMS, além da gestão de conteúdo contam com recursos para se integrar em sistemas de back-office, o que permite que as empresas tenham ainda mais facilidade na criação, controle e personalização dos seus conteúdos. Porém, a evolução dos sistemas de gerenciamento de conteúdo não parou por aí. Com a necessidade de oferecer experiências digitais cada vez mais satisfatórias para os clientes, surgiram os sistemas WEM (Web Experience Management), ou em português Gerenciamento de Experiência na Web. Esse sistema, foi o primeiro a trazer a personalização baseada em regras para a experiência do cliente. Eles deram às empresas a capacidade de coletar dados sobre o comportamento do usuário, definir personas, criar e fornecer conteúdo exclusivo para públicos-alvo.

Como uma DXP pode gerenciar seus conteúdos digitais?

Como vimos ao longo dos anos o gerenciamento de conteúdo tem evoluído bastante. Porém, o que você deve estar querendo saber é o que uma Plataforma de Experiência Digital (DXP), tem a ver com a gestão de conteúdos digitais, não é verdade? Bom, a resposta não é difícil. O próprio Gartner, considera as DXPs uma derivação das plataformas de portal e sistemas de gerenciamento de conteúdo. Isso porque as plataformas WEM foram construídas como ferramentas de marketing independentes, onde sua integração com demais sistemas internos eram difíceis de ser realizado. O que atrapalhava a personalização de conteúdos com base em interações em pontos de contatos offline. Uma DXP entra para solucionar exatamente esse desafio. 

 

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Como já falamos aqui no blog, um dos principais objetivos de uma DXP é melhorar a jornada dos clientes. Fornecendo experiências ricas e altamente personalizadas, independente do canal utilizado pelo usuário. Para isso, é fundamental que a plataforma conte com recursos para se integrar a sistemas internos e a todos os canais digitais da organização.

Portanto, uma DXP unifica em uma única plataforma a gestão de conteúdos com recursos para transformar a experiência digital dos clientes. Hoje, com os consumidores cada vez mais empoderados e munidos de informações, a experiência que ele recebe é um fator determinante em sua decisão. Portanto, uma DXP oferece uma experiência totalmente conectada e omnichannel, onde toda interação que um cliente tenha em qualquer ponto de contato é realimentada para otimizar a próxima interação. Ou seja, é um processo completo de gerenciamento de conteúdo.

É importante ressaltar, que nem todos as plataformas de CMS possuem recursos de Customer Experience, como: mapeamento de jornada, segmentação de usuários, automações de experiências e entre outros. Porém, as DXPs precisam contar com os princípios básicos de um sistema básico de gerenciamento de conteúdo - controle de versão, criação de fluxos de trabalho e organização de conteúdo - o que é fundamental para criar uma experiência digital rica para os usuários.

Bom, como vimos possuir uma presença online é essencial para se manter competitivo no mercado. Mas mais importante que isso é oferecer boas experiências para os consumidores. Neste sentido, pensar no conteúdo digital é fundamental. Por isso, o investimento em plataformas para a gestão de conteúdos deve ser uma prioridade para as empresas que desejam transformar as jornadas de seus clientes.

Sobre o autor

Olavo Albergaria

https://www.linkedin.com/in/olavo-albergaria-00632759/

Apaixonado por Publicidade e Marketing e um grande entusiasta da Transformação Digital. Sou um profissional focado em Marketing Digital, área que me encantou desde o primeiro contato, e atuo desde a minha primeira experiência dentro do Marketing.

 

 

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