Digital Employee Experience: o que é e qual sua importância para as empresas?

Assim como na experiência do cliente (CX), fazer uso da tecnologia é uma atitude essencial para melhorar a experiência dos colaboradores. E é por isso, que pensar na Digital Employee Experience é fundamental para se manter competitivo nos dias de hoje.

09/08/2019 | 9 minutos de leitura.

Você vai ler sobre:

  1. Por que o Employee Experience é fundamental para seu negócio?
  2. Como a Digital Employee Experience pode ajudar sua empresa?

Muito tem se falado sobre a experiência do cliente, já não novidade para ninguém que oferecer uma boa experiência para o consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. É quase impossível encontrar alguém que não entenda a importância da experiência do cliente e seu impacto para as empresas. Com isso, a experiência dos “clientes” internos às vezes acaba sendo deixada um pouco de lado. Contudo, muitas empresas já estão começando a perceber que oferecer uma experiência boa para seus profissionais é também um fator importante para o crescimento de seu negócio.

Neste sentido, assim como na experiência do cliente (CX), fazer uso da tecnologia é uma atitude essencial para melhorar a experiência dos colaboradores. E é por isso, que pensar na Digital Employee Experience é fundamental para se manter competitivo nos dias de hoje. Mas você já sabe o que é Digital Employee Experience? Quer entender a importância que o tema tem para sua empresa? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Por que o Employee Experience é fundamental para seu negócio?

Hoje uma das principais preocupações dos profissionais de Recursos Humanos é conseguir reter grandes talentos. Muito já se falou sobre como a atual geração de profissionais não está preocupada somente com a remuneração. Atualmente os colaboradores estão muito mais preocupados com a flexibilidade no trabalho, a valorização profissional e principalmente a qualidade de vida. Neste sentido, oferecer uma boa experiência para os funcionários é fundamental para garantir que os profissionais se mantenham engajados e motivados em seu trabalho. O que é um fator fundamental para sua retenção.

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Mas você deve estar se perguntando o que é Employee Experience e qual sua relação com a retenção de profissionais, não é verdade? Bom, segundo pesquisas, em 2025, a geração millenials representará 70% da força de trabalho global. O que esses profissionais buscam é trabalhar com significado, autonomia, flexibilidade, conexão e orientação (exatamente o que prega o employee experience). Dessa forma, assim como o Customer Experience, Employee Experience é um termo derivado do inglês que significa, basicamente, experiência dos funcionários. Ou seja, é uma maneira para que as empresas consigam compreender como os colaboradores estão se sentindo no ambiente trabalho, possíveis problemas e os níveis de satisfação. Esse acompanhamento permite, que a empresa otimize estratégias para melhorar o bem-estar desses colaboradores e aumentar seu engajamento e motivação.

Dessa forma, podemos dizer que employee experience é o conjunto de esforços para criar uma vivência significativa de trabalho para os colaboradores, é um modo de criar mecanismos para manter funcionários felizes e satisfeitos. O que, nos dias atuais é imprescindível para o sucesso de qualquer organização. 

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Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Gallup, 87% dos empregados no mundo não estão motivados, e isso tem relação direta com a jornada que os profissionais possuem em seu ambiente de trabalho. Por isso, ficar atento à experiência dos colaboradores é uma atitude fundamental para as empresas. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou isso ainda mais claro. A pesquisa mostra que um profissional feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais, em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente final, o que deve ser a prioridade de qualquer negócio.

Como a Digital Employee Experience pode ajudar sua empresa?

Entendido, porque cuidar da experiência dos colaboradores é tão importante, você deve estar se questionando como uma estratégia de Digital Employee Experience pode ajudar sua empresa, não é mesmo? Bom, como já falamos aqui no blog, o uso da tecnologia é um fator fundamental para a melhoria na experiência dos seus clientes, com seus colaboradores não será diferente. Muito já foi falado, sobre a grande transformação digital vivida pelas empresas nos últimos anos, e neste sentido, a digital employee experience é o fio condutor para que aconteça a transformação digital no ambiente de trabalho. Portanto, investir em tecnologia é uma estratégia essencial para melhorar a experiência dos seus colaboradores.

Para ser ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Microsoft, revelou que 93% dos millienials citaram tecnologias modernas e atualizadas como um dos aspectos mais importantes de um ambiente de trabalho. Além disso, segundo a Penn Schoen Berland, 42% dos millennials afirmaram que deixariam uma empresa devido à “tecnologia abaixo do padrão”. Outro estudo, que mostra como a tecnologia é fundamental para a experiência dos funcionários, aponta que 71% dos funcionários querem que a empresa em que trabalham forneça o mesmo nível de tecnologia que usam em suas vidas pessoais.

Esses dados mostram como fornecer os melhores recursos tecnológicos e mais experiências conectadas, não é uma boa ideia apenas para os funcionários. É imprescindível melhorar a jornada de trabalho daqueles que são os responsáveis por atender as mais altas expectativas dos clientes da organização. Isso significa que, se você quiser fornecer experiências conectadas a seus clientes, terá que começar com seus funcionários. Caso contrário, você pode estar contribuindo para a saída de grandes talentos ou a perda de potenciais candidatos da sua empresa.

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Portanto, fornecer recursos tecnológicos para seus funcionários é, sem dúvida, uma atitude que trará diversos ganhos para sua empresa. Para ficar mais claro, abaixo listamos os principais benefícios que sua organização tende a conquistar melhorando a experiência digital dos funcionários, confira:

  • Colaboradores mais motivados e engajados;
  • Retenção de grandes talentos;
  • Aumento de produtividade;
  • Baixa taxa de turnover;
  • Aumento da Employer Branding;
  • Melhor experiência do cliente final.

Como vimos, nos dias atuais, toda empresa sabe da importância de oferecer jornadas incríveis para seus consumidores. Mas para alcançar este objetivo, estar atendo também a experiência de seus colaboradores é fundamental. Neste sentido, fornecer uma boa Digital Employee Experience é uma atitude que tende a melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais. Afinal, melhorando a Employee Experience, os profissionais tendem aumentar sua eficiência, o que contribui diretamente para a melhoria da experiência dos seus clientes e no sucesso de sua empresa.

Sobre o autor

Olavo Albergaria

https://www.linkedin.com/in/olavo-albergaria-00632759/

Apaixonado por Publicidade e Marketing e um grande entusiasta da Transformação Digital. Sou um profissional focado em Marketing Digital, área que me encantou desde o primeiro contato, e atuo desde a minha primeira experiência dentro do Marketing.

 

 

 

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