A importância do contexto de uso na experiência do usuário

Com os avanços na tecnologia e a popularização dos dispositivos móveis, o contexto de uso (cenário onde a interação usuário/produto acontece) ganha cada vez mais relevância.

3 minutos de leitura.

Entende-se por experiência do usuário o conjunto de sentimentos provocados pela utilização de um produto ou serviço. Com os avanços na tecnologia e a popularização dos dispositivos móveis, o contexto de uso (cenário onde a interação usuário/produto acontece) ganha cada vez mais relevância.

Em que cenários seu produto ou serviço pode ser utilizado? Que expectativas o usuário terá em cada um desses contextos? Que experiência você que oferecer em cada situação? É preciso mapear o cotidiano do público-alvo, visando identificar momentos e situações em que sua solução pode ser utilizada, além das motivações e interesses envolvidos nesses cenários. Essa compreensão permite que você prepare seus produtos e serviços para oferecer experiências adequadas a cada contexto de acesso.

Existem muitos fatores diferente que afetam a forma como os usuários interagem com os produtos e serviços: clima, hora do dia, época do ano, geolocalização, as pessoas ao redor e por aí vai. A lista não tem fim e é composta por fatores que a empresa não tem controle. Portanto, entender o comportamento do público-alvo, mais uma vez, se torna fundamental.

Muitas vezes, soluções são desenvolvidas para atender a contextos específicos, sendo inúteis em outras situações. Eventos, shoppings, casas de shows, museus, entre outros são ambientes propícios para o desenvolvimento de aplicações específicas para enriquecer a experiência dos clientes.

O modelo de criação de produtos e serviços com o único objetivo de cumprir uma função está no fim. Cada vez mais, as pessoas esperam consumir experiências ricas. Fique atento!

 

    Assine nossa newsletter

    Receba semanalmente nossos artigos direto na sua caixa de e-mail

    Não foi possível concluir a sua solicitação, tente novamente em alguns instantes.

    Peça agora uma demonstração!

    e veja como a Lumis pode ajudar a sua empresa

    Quero falar com um consultor