A importância do contexto de uso na experiência do usuário

Com os avanços na tecnologia e a popularização dos dispositivos móveis, o contexto de uso (cenário onde a interação usuário/produto acontece) ganha cada vez mais relevância.

02/01/2019 | 3 minutos de leitura.

Entende-se por experiência do usuário o conjunto de sentimentos provocados pela utilização de um produto ou serviço. Com os avanços na tecnologia e a popularização dos dispositivos móveis, o contexto de uso (cenário onde a interação usuário/produto acontece) ganha cada vez mais relevância.

Em que cenários seu produto ou serviço pode ser utilizado? Que expectativas o usuário terá em cada um desses contextos? Que experiência você que oferecer em cada situação? É preciso mapear o cotidiano do público-alvo, visando identificar momentos e situações em que sua solução pode ser utilizada, além das motivações e interesses envolvidos nesses cenários. Essa compreensão permite que você prepare seus produtos e serviços para oferecer experiências adequadas a cada contexto de acesso.

Existem muitos fatores diferente que afetam a forma como os usuários interagem com os produtos e serviços: clima, hora do dia, época do ano, geolocalização, as pessoas ao redor e por aí vai. A lista não tem fim e é composta por fatores que a empresa não tem controle. Portanto, entender o comportamento do público-alvo, mais uma vez, se torna fundamental.

Muitas vezes, soluções são desenvolvidas para atender a contextos específicos, sendo inúteis em outras situações. Eventos, shoppings, casas de shows, museus, entre outros são ambientes propícios para o desenvolvimento de aplicações específicas para enriquecer a experiência dos clientes.

O modelo de criação de produtos e serviços com o único objetivo de cumprir uma função está no fim. Cada vez mais, as pessoas esperam consumir experiências ricas. Fique atento!

Sobre o autor

André Pino

https://www.linkedin.com/in/andrepernambuco/

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

    Assine nossa newsletter

    Receba semanalmente nossos artigos direto na sua caixa de e-mail

    Não foi possível concluir a sua solicitação, tente novamente em alguns instantes.

    Peça agora uma demonstração!

    e veja como a Lumis pode ajudar a sua empresa

    Quero falar com um consultor