A importância da computação em nuvem na transformação digital das empresas

Muito tem se falado sobre a transformação digital, mas sabemos que a ação demanda investimento. Uma das maneiras de diminuir esse obstáculo é utilizando recursos da cloud computing.

02/01/2019 | 3 minutos de leitura.

O fenômeno da transformação digital está cada dia mais presente nas empresas. A rápida evolução da tecnologia está fazendo com que as companhias reinventem a forma como criam, divulgam e vendem seus produtos/serviços e a maneira de se relacionar com seus stakeholders. Como é de se imaginar, a transformação digital demanda investimento e, como sabemos, o cenário atual de crise econômica torna essa necessidade um problema. Porém, a tecnologia também oferece uma alterativa para os obstáculos financeiros: a cloud computing.

O dilema de transformar os negócios e ao mesmo tempo cortar custos operacionais tem sua solução na computação em nuvem. A elasticidade e a possibilidade de investimento sob demanda tornam a infraestrutura como serviço (IaaS) a melhor alternativa para promover a transformação digital na empresa sem a necessidade de grandes investimentos em recursos computacionais.

Além disso, a grande oferta de softwares como serviço (SaaS) permite que as áreas de negócios possam escolher os sistemas mais adequados as suas necessidades e adotá-los sem a necessidade de instalação do software na infraestrutura da empresa e sem o investimento em licenças de uso.

O processo de transformação digital nas empresas vai muito além de otimizar processos e investir em estratégias de marketing digital. Além desses dois pontos, é preciso fundamentalmente, transformar os próprios modelos de negócios e a experiência dos clientes de forma a explorar ao máximo as possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais. Já vimos essa transformação acontecer em importantes setores, como bancos, empresas aéreas e comércio, onde boa parte das transações entre as empresas e seus clientes acontece por meios digitais.

O cenário trazido pela computação em nuvem torna os investimentos em TI mais previsíveis e controláveis, possibilitando o processo de transformação digital mesmo em um cenário de crise econômica. Resumindo: não tem desculpa para ficar parado. O mercado está mudando e quem não estiver preparado, mais cedo ou mais tarde, vai ser deixado para trás.

Sobre o autor

André Pino

https://www.linkedin.com/in/andrepernambuco/

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

    Assine nossa newsletter

    Receba semanalmente nossos artigos direto na sua caixa de e-mail

    Não foi possível concluir a sua solicitação, tente novamente em alguns instantes.

    Peça agora uma demonstração!

    e veja como a Lumis pode ajudar a sua empresa

    Quero falar com um consultor