Automocao_de_Marketing_-_facebook.png

Você vai ler sobre:

  1. Entenda o que é automação de marketing
  2. Conheça os benefícios da automação de marketing

Otimização nunca foi uma palavra tão utilizada dentro do contexto das empresas como nos dias atuais. Aqui no nosso blog, costumamos mostrar como o mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo. Por isso, evitar desperdícios e reduzir custos é um dos maiores objetivos das empresas modernas. É preciso cada vez fazer mais com menos, sobretudo quando pensamos nas ações de marketing, e é para isso que surgiram as automações de marketing.

A prática tem o objetivo de ajudar as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala, através do uso intensivo de recursos tecnológicos. Quer saber mais sobre essa estratégia e descobrir os benefícios que ela pode trazer para seu negócio? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos neste post.

Entenda o que é automação de marketing

Antes de abordarmos os benefícios que a automação de marketing pode trazer para seu negócio, é importante que você entenda realmente o que significa essa estratégia. Dessa forma, podemos dizer que automação de marketing é um processo que envolve o uso massivo de softwares para otimizar as atividades de marketing. Muitos departamentos de marketing automatizam tarefas repetitivas, como marketing por e-mail, postagem em mídia social e até mesmo campanhas publicitárias - não apenas por uma questão de eficiência, mas para que possam fornecer uma experiência mais personalizada para seus clientes. 

 

Portanto, os departamentos de marketing e vendas usam a automação de marketing para automatizar campanhas de marketing online e atividades de vendas para aumentar a receita e maximizar a eficiência. Quando a automação é usada com eficácia para lidar com tarefas repetitivas, os funcionários ficam livres para lidar com problemas de ordem superior e o erro humano é reduzido.

A automação de marketing ajuda na geração, nutrição e pontuação de leads, bem como na medição do ROI geral das campanhas. Os efeitos da automação na economia de tempo e custo aumentam à medida que a organização cresce em tamanho e complexidade. Bons sistemas de automação de marketing são projetados para escalar junto com seu negócio.

Para se ter uma ideia, segundo o infográfico The Rise of Marketing Automation, a automação de marketing pode levar a um aumento de 14,5% na produtividade de vendas e uma redução de 12,2% nas despesas gerais de marketing. Além disso, segundo o mesmo estudo 80% dos usuários de automação de marketing viram um aumento no número de leads usando software de automação de marketing e 77% tiveram um aumento nas conversões.

A automação de marketing permite que você implemente uma estratégia de marketing digital sem ter que pressionar manualmente "enviar" em cada e-mail, mensagem, campanha ou postagem que você criar. Boas ferramentas de automação ajudam você a identificar seu público, projetar o conteúdo certo e acionar ações automaticamente com base em programações e comportamento do cliente. Depois que sua campanha for lançada, você pode se concentrar em outras tarefas e, em seguida, analisar e ajustar seu plano de marketing à medida que os resultados começam a chegar.

Conheça os benefícios da automação de marketing

Bom, agora que você já entendeu o que é automação de marketing e a importância que isso tem nos dias atuais, vou te mostrar na prática como isso pode trazer benefícios para seu negócio. Para isso, listamos abaixo as principais vantagens que uma empresa terá ao adotar a automação de marketing, confira:

O ganho em eficiência é talvez o principal benefício em se adotar a automação de marketing. Isso acontece porque ao adotar a estratégia você pode potencialmente reduzir os custos de pessoal enquanto libera o tempo de sua equipe para trabalhar em projetos estratégicos mais importantes.

Quando falamos em automação de marketing, a experiência do cliente é uma das maiores beneficiadas. Isso acontece, porque com o uso do marketing automatizado é possível analisar os interesses dos clientes e, com base nesses dados, desenvolver campanhas que sejam mais assertivas. O que contribui fortemente para entregar experiências  personalizadas que atendam exatamente os anseios dos consumidores.

Outro benefício que uma empresa pode alcançar ao adotar a automação de marketing é na escalabilidade do negócio. Escalar um negócio significa crescer, aumentar as vendas e o número de clientes, sem que seja necessário aumentar os investimentos. E é justamente assim que a automação pode ajudar sua empresa, já que os processos são automatizados e podem ser replicados para um número expressivo de pessoas.

Um dos principais benefícios que as empresas que já possuem ferramentas de automação de marketing destaca é o aumento na taxa de conversão. Isso porque, com as ferramentas necessárias, o processo de gerenciamento de leads se torna muito mais eficiente. É possível, por exemplo, realizar automaticamente ações estratégicas para que seus leads que não realizaram conversões sejam nutridos até que efetive uma conversão.

Se a automação de marketing economiza tempo e “tempo é dinheiro”, a lógica simples sugere que seu orçamento de marketing será menos amarrado em custos de mão de obra e livre para ser investido nas decisões inovadoras que levarão sua organização ao próximo nível. A automação das tarefas de marketing libera sua mente e seu orçamento precioso para melhor servir sua equipe e colocar seu dinheiro onde é mais necessário.

Como vimos, a automação de marketing contribui para criar estratégias de marketing personalizado, e isso melhora significativamente o contato das empresas com os seus clientes. As ferramentas utilizadas para este fim, permitem não somente enviar mensagens personalizadas com o nome do usuário, mas também direcionadas ao seu interesse. Essa interação ajuda a aproximar os clientes potenciais da conversão.

Já não é mais nenhuma novidade que vivemos numa era de constantes transformações, onde tudo muda a todo momento. Por isso, como vimos, as empresas precisam cada dia mais entregar mais resultados mesmo que com menos recursos. E é dessa forma que as ações de marketing automatizadas podem ajudar.

Apesar de não ser uma tarefa tão simples, com profissionais capacitados e as ferramentas adequadas é possível otimizar diversos processos e aumentar a eficiência das ações de marketing de uma empresa. Portanto, se sua organização ainda não adotou essa estratégia está cometendo uma grande falha e perdendo uma oportunidade de aumentar os resultados do seu negócio.